AlphaDivers mostra como cuidar de alguns dos seus equipamentos de mergulho

Vamos te ensinar a forma correta de cuidar dos equipamentos de mergulho básicos e mantê-los por um bom tempo.

Umidade, sal e sol são os maiores vilões

Um detalhe que passa muitas vezes despercebido é um dos mais importantes: nunca deixe seus equipamentos de mergulho expostos ao sol depois do mergulho. Serve principalmente para máscara, snorkel, nadadeiras e cinto de lastro, pois isso ocasiona ressecamento e perda de elasticidade. Portanto, sempre mantenha seu equipamento dentro da sacola de mergulho quando não for usar.

Assim que puder, lave imediatamente tudo em água doce e corrente. A máscara e o snorkel precisam de cuidado semelhante, uma vez que os dois são um prato cheio para proliferação de fungos. Caso não sejam bem lavados e adequadamente guardados, os fungos começam a aparecer, geralmente em forma de pontinhos pretos. Se esses fungos aparecerem, deixe o objeto de molho em água clorada e depois lave com detergente neutro.  Se você não possuir um estojo para a máscara, pode guardá-la em vasilha de plástico comum que a acomode sem apertar nenhuma parte.

É necessário cuidar de forma semelhante da máscara e o snorkel. Esses dois equipamentos de mergulho são essenciais para a iniciação na atividade..
Máscara e Snorkel

 

O cinto de lastro não pode ficar com resíduos de sal, pois eles ressecam a fita e formam cristais entre os pesos. Não se esqueça de lavar as nadadeiras também. Sempre as guarde bem secas e em posição horizontal. Mas se não tiver espaço na horizontal, guarde sempre com separadores. Podem ser aqueles separadores que vêm de fábrica, eles protegem bastante.

Cuidar bem para que o cinto de lastro não fique com resíduos, pois eles ressecam a fita e formam cristais entre as pastilhas.
Cinto de lastro
Mesmo o cinto de lastro contendo bolsos, é necessário lavá-lo muito bem lavado para que todos seus equipamentos de mergulho tenham maior durabilidade.
Cinto de lastro com bolsos
As nadadeiras devem ser guardadas na vertical, se possível. Cuidar delas é imprescindível.
Nadadeiras

 

Roupas de neoprene exigem atenção máxima

Deixamos por último a roupa de neoprene, ela exige atenção redobrada que vai do manuseio até a hora de guardar. Muitas vezes o problema começa quando o instrutor não passa boas orientações para o aluno. Ou ainda quando os lojistas não passam para o cliente as informações básicas sobre o produto. Existem vários modelos e você deve escolher o que cumprir os requisitos mínimos para o seu mergulho e ficar melhor no seu corpo.

 

Existem diversos modelos de roupa de neoprene no mercado. Você vai escolher a que mais se adequar ao seu corpo e ao mergulho que irá fazer.
Roupas de neoprene

 

Cuidados com zíperes

A roupa de neoprene não pode ser fechada de qualquer jeito, pois é ela que impede o contato direto de partes importantes do seu corpo com a água fria e outros equipamentos de mergulho. Portanto, merece atenção especial na hora de vesti-la.

O correto a se fazer na hora de fechar a roupa é puxar lentamente o zíper e firmar o pulso, fazendo força contrária ao puxamento (nunca segure somente na alça). Essa força alinhará os dentes por onde o zíper irá passar. Se você puxar de pressa o zíper pode pegar algum fio e danificar a sua roupa. Lubrifique sempre os zíperes com parafina – se o zíper for de metal – ou silicone em spray – se o zíper for de plástico. Há vários produtos bons no mercado.

Atenção com lavagem e cabides

Como os outros equipamentos de mergulho, ela também deve ser lavada  em água doce corrente. Se achar necessário também pode deixá-la de molho por um dia, somente em água doce, para que saia o máximo possível de sal. Não se esqueça, é apenas um dia de molho. Passado disso começa a formar uma película viscosa na roupa, provocando a proliferação de fungos que se infiltram no neoprene e causam o aparecimento de mofo.

É importante que a roupa de neoprene seque à sombra, primeiro do lado avesso e depois do lado externo. Isso porque a parte interna é a que acumula mais água . Se não possuir o cabide próprio, pode utilizar um cabide de terno (que tem as pontas dos ombros mais largas). Nunca utilize o cabide comum, pois além de não aguentarem tanto peso, ainda podem deformar a roupa.

Lembre-se: guarde sua roupa com o zíper aberto, pendurada num cabide e em local arejado.  Nunca dobre a sua roupa para guardar, pois os vincos podem se transformar em rachaduras, estragando-a.

Aproveite as dicas!

Seguindo essas dicas seus equipamentos de mergulho terão uma vida útil muito maior. Em todos os cursos de mergulho, a AlphaDivers ensina e ajuda os alunos a entender, escolher e manter os equipamentos de mergulho utilizados.

Deixe uma resposta